Eventos

Novidades do Nosso Facebook

MAÇÃO APHELEIA regressa em 2020 em formato online

O Apheleia, conferência que trouxe dezenas de especialistas a Mação nos últimos 5 anos decorrerá, este ano, de forma diferente, como obrigam as circunstâncias.
Trata-se de um programa intensivo de gestão do património que, este ano, tem o tema “Humanidades, Tecnologias e resiliência Cultural”. As conferências decorrerão de forma online entre 5 e 8 de maio 2020.
Serão quatro conferências, sendo que os pedidos de link para assistir às conferências devem ser feitas para: [email protected]

Programa:
5 de maio 2020 – 16h00
Harold Sjursen – New York University
Tema: Humanities, Technology and Social resilience

6 de maio 2020 – 12h00
André Soares – Universidade Federal de Santa Maria
Tema: Arqueologia Experimental no Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas

7 de maio 2020 – 12h00
Telmo Pereira – Instituto Politécnico de Tomar
Tema: Revisiting early human stone handicrafts through mechanical experiments

8 de maio 2020 – 16h00
Fabio Carbone – Coventry University
Tema: Even Better than the real thing(?). Considerations on the technologically-assisted decline os the West and the potential role of scientific and technological museums for peace.
Inscreva-se! Participe!

Comunicado Município de Mação

Exposição Fotográfica da Proteção Civil do Entroncamento

 

A Galeria Municipal do Entroncamento recebe, de 22 de fevereiro a 5 de março, a Exposição Fotográfica da Proteção Civil do Entroncamento, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil, celebrado a 1 de março.
O Serviço de Proteção Civil do Entroncamento foi criado em 31 de julho de 1992 e começou por funcionar num gabinete provisório instalado no quartel dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento.
Em 25 de julho de 1998 passou a funcionar em instalações próprias, na Rua Afonso de Albuquerque (junto às Oficinas Municipais) e foram inauguradas pelo então governador civil de Santarém, Carlos Manuel Carvalho Cunha.
Este serviço trabalha com a finalidade de prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos, de proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando essas situações ocorrem.
Com esta exposição pretende-se retratar o trabalho desenvolvido no concelho do Entroncamento pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e pelos demais agentes de Proteção Civil a partir dos anos 90 até aos dias de hoje.
A exposição tem inauguração marcada para dia 22 de fevereiro, pelas 17h00m e estará patente na Galeria Municipal, de terça-feira a domingo, entre as 15h00 e as 19h00.

MAÇÃO
Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Vozes do Fado
Dia 28 de Março

Feira Renascentista de Payo de Pelle decorre dias 29 de fevereiro até 1 de março Inscrições para participantes abertas até dia 24 de fevereiro

Festas do Concelho 9 a 13 de junho

 

 

Barquinha aposta na cultura e na animação de rua

Entre 9 a 13 de junho Vila Nova da Barquinha vai estar em festa. As festas do concelho vão tornar o Parque Ribeirinho o ponto de encontro da região. 

Segundo Marina Honório, vereadora da cultura no Município de Vila Nova da Barquinha, a grande aposta vai ser a animação de rua e destaca o Projeto EZ.

No primeiro dia da festa, dia 9, vai subir ao palco o tributo a Phil Collins. 

Nos dias 9 e 10 haverá animação de rua com o Projeto EZ. No dia 10 consta do programa um espetáculo musical com os Be dom .

No dia 11 o Projeto EZ apresenta um Teatro de Rua e no dia 12 aguarda-se um espetáculo no palco principal com o grupo musical The Black Mamba.

As Festas do Concelho incluem também a Feira do Tejo – Mostra de Artesanato no largo 1º de dezembro com horário

black mamba

 

 

 

Os nossos homens foram à guerra

Torres Novas 
“Os nossos homens foram à guerra” – exposição comemorativa do Centenário da Grande Guerra

A participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial obrigou à mobilização de milhares de jovens de todo o país para travar uma guerra além-fronteiras. Também em Torres Novas muitos homens foram chamados a participar no conflito, quase quatro centenas, entre os quais pelo menos 24 não regressariam. Muitos dos nossos soldados foram feitos prisioneiros, outros ficaram feridos, vieram gazeados e todos, certamente todos, ficaram marcados por aquela experiência sombria, da presença da morte numa idade que deveria ser de sonho e esperança.
Torres Novas sofreu, no seu quotidiano, as consequências da guerra em que Portugal acabaria por entrar. Daqui partiu, também, a Escola de Cavalaria, para integrar o Corpo Expedicionário Português em França.
A exposição, produzida pelo Museu Municipal Carlos Reis, estará patente na Praça do Peixe e será inaugurada no próximo dia 25 de Março, domingo, pelas 16 horas, podendo ser visitada até ao dia 6 de Maio.
Através de imagens, documentação e objetos, “Os nossos homens foram à guerra” devolve aos torrejanos da vila e do concelho testemunhos e memórias do que foi a participação torrejana na Grande Guerra (1914/1918).

 

nossos homens foram a guerra

 

 

 

 

 

Noticias do Nosso Blog

Turismo Centro de Portugal

Turismo Centro de Portugal desafia viajantes a enviarem os melhores vídeos da região O Turismo Centro de Portugal lançou uma nova iniciativa, na qual desafia os viajantes e todos os que apreciam o território a enviarem os melhores vídeos que filmaram na região. O objetivo da iniciativa “Juntos, Construímos o Futuro”, inserida na campanha “Haverá

Leia mais aqui »

Visite o novo website do CIAAR e fique a conhecer-nos melhor – http://ciaar.pt/

RESITEJO Recolha seletiva porta-a-porta chega a Vila Nova da Barquinha A RESITEJO vai implementar, numa fase inicial, apenas na freguesia de Vila Nova da Barquinha, o projeto “ECOPONTO À PORTA” de recolha seletiva porta-a-porta de embalagens usadas (vidro, papel/cartão e plástico/metal).O projeto “ECOPONTO À PORTA” será desenvolvido em estreita articulação com o Município de Vila

Leia mais aqui »

Vila Nova da Barquinha Ações de formação financiada

Formações Modulares: -Primeiros Socorros -Língua Inglesa -técnicas de escrita   Data Prevista de Início: ABRIL de 2018 (Início dependente, de um número mínimo de 20 inscrições)   Destinatários: Desempregados inscrito no IEFP, por período igual ou superior a um ano para pessoas com mais de 25 anos, ou 6 meses para pessoas com idade inferior

Leia mais aqui »

Tomar com duas mesas nomeadas para as 7 Maravilhas à Mesa

Templários e Tomar, as duas mesas tomarenses concorrentes ao concurso nacional 7 Maravilhas à Mesa, foram nomeadas, o que significa que cumprem os requisitos e estão a ser avaliadas por um painel de especialistas e pelo Conselho Científico que escolherá as que mais se destacarem para a fase seguinte, a das 49 mesas que passam

Leia mais aqui »
Arquivo
Scroll to Top