Instituto Politécnico de Tomar Novos Desafios da Gestão de Edifícios de Serviços

Instituto Politécnico de Tomar
Novos Desafios da Gestão de Edifícios de Serviços

Decorre no próximo dia 27de abril, pelas 9.30h, no auditório Dr. Júlio das Neves – O106, no campus do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), o seminário Novos Desafios da Gestão de Edifícios de Serviços promovido pelo IPT e a Lipronerg – Engineering Consultants, Lda.
Este seminário tem como principais objetivos divulgar as potencialidades da aplicação de soluções técnico-científicas para a inovação da gestão de edifícios de serviços, em áreas relacionadas com a gestão de energia e com a gestão da manutenção. Pretende igualmente criar um espaço de discussão sobre a forma como os agentes do setor podem beneficiar de incentivos ao investimento, da ajuda das agências regionais e do apoio do poder local.
Ana Vieira, elemento da comissão organizadora e docente do Instituto Politécnico de Tomar, refere a excelência dos oradores convidados e salienta que “esta será uma oportunidade única para, através da exposição de casos práticos, perceber de que forma as atuais técnicas de engenharia estão a permitir responder aos desafios da Gestão de Edifícios de Serviços”. Defende ainda que “esta iniciativa se revela de extrema importância pois ela é também o resultado do trabalho desenvolvido no IPT na área da Organização e Gestão da Manutenção, tanto através da forte ligação a centros de investigação de excelência, como o CISE – Centro de Investigação em Sistemas Electromecatrónicos – como na aposta em parcerias com empresas como a Lipronerg, cujo espírito inovador permitiu o desenvolvimento conjunto de projetos de investigação aplicada”.
Para a Lipronerg, a parceria com o Instituto Politécnico de Tomar, resulta de uma estratégia focada no crescimento da inovação e criação de valor com base no conhecimento. Trata-se de uma oportunidade de aproximar a Lipronerg do meio académico, reforçando nomeadamente a cooperação nas áreas de Investigação e Desenvolvimento. O projeto GM2E, é aliás, resultado de um esforço continuo e persistente de inovação e empreendedorismo, podendo mesmo ser estimulado com o reforço desta parceria.
Do programa constam temas como a Gestão da manutenção como ferramenta de eficiência; Ferramentas de melhoria contínua como Machine Learning/ Data Mining, LEAN maintenance management, Indústria 4.0 e Economia Circular; Manutenção na perspetiva dos decisores e Novas oportunidades e incentivos. Para mais informações e inscrições em http://www.ndesafiosges.ipt.pt/

Scroll to Top